Pois é, você que é pequeno, médio ou até mesmo microempreendedor sabe qual a função da junta comercial para a sua empresa, ou só pede para o despachante ou contador resolver e está tudo certo?
Aposto que muito provavelmente você está na segunda opção não é mesmo?! Se errei, parabéns, você é uma empreendedor diferenciado, e sabe o quanto a junta comercial pode lhe beneficiar ou prejudicar no futuro da sua empresa.
Caso eu tenha acertado, esse artigo é para vocês!
Para que fique de fácil assimilação, quando um bebê nasce, a primeira atividade legal do Pai, é levar a guia de nascido vivo a um cartório de registro civil, próximo a sua residência para dar o nome de seu filho de maneira legal não é mesmo? A mesma coisa é para quando um projeto empresarial está nascendo.
A junta comercial é o Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas Empresarias, e porquê eu digo empresarias, pois são as PJ’s que visam uma atividade remuneratória lucrativa, e não altruísta, filantrópica ou associativa, ou seja, uma Empresa comercial.
Mas qual a função dela? Simples manter o registro público de todas as atividades da empresa, como aumento de capital, entrada e saída de sócios, aquisição de bens e venda de bens, destituições de sociedade, incorporação e aquisição de outras empresas, e etc.
Ocorre que, quando bem assessorado, o Empresário pode utilizar deste artifício legal, para proteção, projeção, aquisição de bens para empresa, e para si próprio, além de planejar a sua expansão empresarial de maneira mais estruturada, podendo já prevê possibilidade de entrada de sócios por mérito, investidores, e etc..
Caso reste alguma dúvidas, nos envie uma mensagem!
コメント